O perigo do rebaixamento, matematicamente, já não existe mais para o America. A vitória sobre o Friburguense, no último sábado (15), deixou o time rubro até com chances de classificação para as semifinais da Série A2 e, portanto, de acesso para a primeira divisão. Se a situação parecia impossível até algumas semanas atrás, a maré virou a favor do time do Giulite Coutinho. Mas a equipe não depende só de si.
Para conseguir um lugar entre os quatro melhores da Segundona, o Mecão precisa começar a secar seus adversários antes mesmo de voltar a entrar em campo. Isto porque a equipe está em sexto lugar, com 14 pontos, mas o Resende, que tem 10, ainda tem três jogos para fazer. E será ele o alvo da maior parte da ‘secagem’ que o torcedor rubro precisará realizar.
O Alvinegro joga contra o Petrópolis nesta quinta. Se vencer, chega aos 13 pontos e encosta no America, tendo ainda mais dois jogos adiante. Por outro lado, o Petrópolis está com 15 e não poderia mais ser alcançado pelo próprio time comandado por Alfredo Sampaio. Assim, os americanos só poderão ultrapassar uma equipe para chegar ao G-4, já que Olaria (19) e Americano (18) já são inatingíveis. Com isso, um empate seria o resultado mais atrativo para os rubros.
Mas as contas não param por aí. Depois, o America ainda precisará torcer por empates ou derrotas do Resende para Maricá e Friburguense. Se isto acontecer, o Alvinegro ainda estará abaixo dos americanos quando a última rodada chegar. Nela, então, o time terá que fazer sua parte e vencer o Sampaio Corrêa. Se isto acontecer, a equipe obrigatoriamente ultrapassará o adversário: empatará em 17 pontos, mas levará vantagem no saldo de gols.
Mas, para garantir a classificação, o secador ainda não poderá estar desligado: o Artsul, que tem 16 pontos, teria que perder ou empatar com o Macaé. Se todas estas possibilidades acontecerem juntas, o America conseguirá uma das quatro vagas na semifinal. E, se a arrancada se concluir com final feliz para a equipe tijucana, será certamente a mais heroica de todas em uma edição recente da Segundona.