A Segundona já teve sua penúltima rodada quase toda concluída, mas o último ato do campeonato só irá acontecer em agosto. Com isso, oito das 12 equipes da competição ficarão quase três semanas sem entrar em campo. A longa espera não tem a ver com uma paralisação, mas com a adequação da própria tabela à espera do Resende, que tem jogos a menos como resultado de sua participação na Série D do Brasileirão.
Olaria, Americano, Sampaio Corrêa, Artsul, America, Araruama, Cabofriense e Macaé ficarão em um longo aguardo até poderem jogar de novo. Por ser o único time a jogar uma competição simultânea à Segundona, o Resende entrou em campo sempre nos meios de semana, já que estava ocupado nos sábados ou domingos. A mudança fez com que muitos jogos fossem adiados, mas suas reposições foram para o ‘fim da fila’.
Assim, com vários times a apenas um jogo do fim de sua participação na primeira fase, o Resende ainda terá quatro partidas. A primeira é nesta quinta-feira (20), contra o Petrópolis, fora de casa. Isto também dá ao Alvinegro uma vantagem para saber de quais resultados precisa para chegar às semifinais: com 10 pontos ganhos, o time pode entrar na última rodada na liderança, caso vença os próximos três duelos.
Se isto acontecer, o desequilíbrio promete desagradar equipes como Artsul, America e o próprio Petrópolis, que ainda têm chances de classificação, mas podem ser ultrapassados sem poder entrar em campo. Vale ressaltar que este desequilíbrio não era necessário: em junho, o ACESSO CARIOCA já antecipava o que poderia acontecer e divulgou uma série de sugestões para realocação de tabela, o que poderia impedir a longa inatividade de mais da metade dos participantes da Série A2.
Próximos jogos do Resende:
20/07 – Petrópolis (fora)
26/07 – Maricá (casa)
29/07 – Friburguense (fora)
02/08 – Americano (casa)