Chegou ao fim a 13ª e penúltima rodada (sexta do returno) da fase classificatória do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, que conta com a participação de três clubes do Rio de Janeiro, todos no Grupo A6. A Portuguesa retomou a liderança, enquanto o Resende se juntou ao Nova Iguaçu e já está fora da briga por um lugar no mata-mata.
Até aqui, dos 64 clubes participantes, o Ferroviário-CE, no Grupo A2, tem a melhor campanha geral, com incríveis 33 pontos (dez vitórias e três empates). O Ceilândia-DF, no A5, também segue invicto (sete triunfos e seis empates). A Lusa, agora com 28 pontos ganhos (oito vitórias, quatro empates e uma derrota), voltou a ter a segunda melhor campanha (e sem perder como mandante).
Além disso, a Portuguesa, já superou 2022, quando avançou à fase eliminatória na terceira posição e sempre teve que decidir a classificação fora de casa. Agora será primeira ou segunda colocada e enfrentará terceiro ou quarto do Grupo A5 (Operário-MT, Anápolis-GO, Brasiliense-DF ou União-MT).
Com relação aos gols, a Lusa chegou a 25, porém segue atrás de Ceilândia (27), Brasiliense (27), Operário (28) e Ferroviário (28). O atacante Marcelo Toscano, de 37 anos e nove tentos anotados, caiu para o terceiro posto na lista de artilheiros, sendo superado por Pablo Thomas (Operário), com 11, e Eron (Caxias-RS), que tem dez.