Neste domingo (23), às 15 horas, no Estádio José Olímpio da Rocha, na cidade capixaba de Águia Branca, a Portuguesa, líder do Grupo A6 e único representante do Rio de Janeiro classificada para o mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, visitará o lanterna Real Noroeste (ES).
Com 28 pontos ganhos, a Lusa, comandada pelo técnico Caio Couto, não perde há seis jogos e tem apenas uma derrota em 13 partidas na competição. Assim, caso vença, terminará na primeira posição. Outra possibilidade é empatar e o vice-líder Athletic (MG), que tem 26, não vencer o penúltimo colocado Nova Iguaçu, na Arena Unimed, em São João del-Rei (o Esquadrão de Aço teria um triunfo a mais).
Caso perca para o último colocado, que vem de uma sequência negativa de 11 jogos sem uma vitória sequer, a equipe rubro-verde teria que torcer por um tropeço dos mineiros em casa.
Cabe lembrar que no ano passado, a Portuguesa também passou da primeira fase, porém na terceira posição, e sempre teve que decidir fora de casa, sendo eliminada nas quartas de final (quarta fase), diante do Amazonas (AM), em duelo que valia o acesso à Série C do Brasileirão.