A Portuguesa empatou em 0 a 0 com o Real Noroeste (ES), neste domingo (23), pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Com o resultado, a equipe ficou com os mesmos 29 pontos do Athletic (MG), mas levou desvantagem no saldo de gols, terminando o Grupo A6 na segunda posição. No primeiro mata-mata, a Lusa enfrentará o Operário (MT).
A partida aconteceu em Águia Branca, no interior capixaba. As fortes chuvas que atingiram a região antes do jogo deixaram o campo impraticável. Mas, mesmo com as muitas poças d’água, a partida foi realizada normalmente. O primeiro tempo acabou muito prejudicado em termos técnicos e com poucas oportunidades de gol.
Já eliminado, o Real Noroeste não ofereceu tanto perigo à Lusa, que conseguiu chegar à área adversária algumas vezes, mas pecando nas definições. De qualquer forma, a Portuguesa tinha uma equipe formada quase toda por reservas, uma vez que já estava garantida no mata-mata, apenas com a primeira posição do grupo em jogo. O empate e a vitória do Athletic (MG) sobre o Nova Iguaçu fez os mineiros passarem à frente do time insulano na classificação.
No começo da segunda etapa, o Real Noroeste chegou a ter Paulo Matheus expulso, mas a Lusa não aproveitou a vantagem numérica e acabou mesmo com o empate. A equipe, agora, preparar-se para a fase eliminatória da Série D, que já começa no próximo fim de semana.