Sempre alvo de um assunto sério e questionado, desta vez a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), ao apresentar a tabela da Taça Maracanã, a primeira fase do Campeonato Carioca da Série B2, a quarta divisão estadual, parece ter acertado em muitos pontos. Não houve anomalias em relação a números de jogos seguidos fora ou dentro de casa para as equipes ou problemas em relação a estádios. Mas, algumas questões semelhantes às que chamam atenção na B1 também saltam aos olhos para a Quartona.
O Carapebus ainda tenta a liberação de seu estádio, o Antônio Gomes Viana, em sua cidade. No momento, seus jogos estão marcados para o Antonio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. Por outro lado, Rio São Paulo, Rio de Janeiro, Mageense e Búzios, que não possuem estádio dentro dos requisitos exigidos pela Federação, serão mandantes no Joaquim de Almeida Flores, Los Larios, Marrentão e Correão, respectivamente.
Diferentemente de anos anteriores, nenhum dos 12 clubes atuará mais de duas vezes seguidas como mandante ou visitante. Além disso, todas as dez agremiações já confirmadas na disputa (faltam as duas promovidas da C) definiram onde será seu mando de campo.
Com estrutura de tabela similar à da Série B1 (terceirona), alguns problemas ainda persistem e o ACESSO CARIOCA os enumera:
- O vice-campeão da Série C fará seis partidas em casa e cinco fora, assim como o campeão, ambos beneficiados, assim como Carapebus (sexto colocado em 2022), Barra Mansa (oitavo) e Mageense (nono). O Rio de Janeiro (terceiro) é o outro com mais jogos como mandante do que visitante.
- Rio São Paulo, Campo Grande e Angra dos Reis, todos rebaixados da B1 no ano passado, jogarão mais fora (seis vezes) do que como anfitrião (cinco).
- Se, nas duas primeiras rodadas, todos jogarão uma vez como mandante e outra como visitante, nas duas últimas o Mageense atuará como local em ambas, enquanto o Angra dos Reis jogará ambas fora.
- Angra dos Reis, Campo Grande, Carapebus, Búzios e Rio São Paulo enfrentarão, fora de seus domínios, os dois clubes promovidos da Série C. Já Barra Mansa, Bonsucesso e Mageense serão mandantes nos dois jogos contra essas agremiações.
- São duas rodadas no meio de semana, dentre as 11 previstas. Pior para o Bonsucesso, que atuará as duas vezes como mandante, com previsão de público inferior à do final de semana. Já o Carapebus será visitante em ambas.