Com 14 pontos ganhos, o America não corre mais risco de rebaixamento e ainda tem chances, mesmo que remotas, de classificação para a fase semifinal do Campeonato Carioca da Série A2. O técnico Alfredo Sampaio conta com o retorno do atacante Gabriel Carrera, lesionado nas últimas duas rodadas, e que já treina com bola. Outro atacante, Lipe, em declaração ao site oficial do clube, comentou como foi a vitória de virada sobre o Friburguense e a expectativa para o jogo decisivo fora de casa:
— Nós fizemos um bom jogo, buscando a posse de bola, propondo o jogo e atacando o adversário. Graças a Deus, conseguimos a vitória em dois gols no fim do jogo. O resultado foi muito bom porque agora nós temos a possibilidade de classificação às semifinais. O trabalho é sempre intenso, tanto fisicamente como também na parte técnica. Temos que continuar firmes para conseguir a classificação. Agora, é ir à Sampaio e fazer um excelente jogo.
Como não tem mais chances de terminar entre os três primeiros, para ser semifinalista, o America precisa vencer o Sampaio Corrêa e torcer por derrota do Artsul contra o Macaé, que luta para escapar do rebaixamento à B1. Se o Tricolor da Dutra empatar em Macaé, o Mecão terá que golear o Sampaio.
O time rubro segue preparando-se para a última rodada da Taça Santos Dumont, que será realizada apenas no dia 2 de agosto, no Estádio Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema.