Ainda na luta contra o rebaixamento à Série B1 e ocupando um lugar no Z-2, o Macaé, penúltimo colocado na Segundona, a uma rodada do fim, curiosamente estabeleceu uma marca positiva. A equipe tem sua melhor campanha fora de casa em uma temporada, desde 2019.
Com dez pontos ganhos em dez jogos realizados, o Leão Alvianil venceu três das suas cinco partidas como visitante: 1 a 0 sobre o America, 2 a 1 sobre o Friburguense e 2 a 1 sobre o Resende. Foi derrotado apenas por Petrópolis e Cabofriense. Uma situação bem diferente da que tem como mandante, com um empate, quatro derrotas e apenas um gol marcado.
Desde 2019, o Macaé não tinha um desempenho superior a 50% fora de casa. Naquele ano, em cinco jogos na elite do Estadual, foram duas vitórias, dois empates e uma derrota. Em 2020, novamente na Série A, um triunfo e seis derrotas, em sete partidas realizadas. No ano seguinte, já na Segundona, teve uma vitória, um empate e quatro derrotas. Em 2022, campanha similar: um triunfo, um empate e três derrotas.
O ruim disso tudo é que o Macaé chega à última rodada precisando vencer para escapar do rebaixamento à Terceirona, que começará em setembro deste ano. Seu adversário será o Artsul, que está no G-4 e briga por um lugar nas semifinais, e o duelo acontecerá em seus domínios, no Estádio Moacyrzão.
O Leão Alvianil pode até não ser rebaixado, mesmo sem vencer em casa. Caso empate terá que torcer por derrota do Araruama para o já rebaixado Friburguense, em Nova Friburgo, ou que o Resende marque apenas um ponto contra Maricá, Friburguense e Americano (o Gigante do Vale tem dois jogos a menos). Se for derrotado pelo Artsul, o time macaense só escapa do descenso se o Resende também perder suas três partidas restantes e um saldo de sete gols de vantagem para o atual penúltimo colocado.