Nesta quinta-feira (27), foi realizada a terceira e última rodada da fase de grupos da edição 2023 da Brasil Soccer Cup Sub-16. A competição é realizada pela Liga Macaense de Desportos e chancelada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), no interior do Rio de Janeiro.
Pelo Grupo A, no Estádio Claudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, o atual campeão Flamengo perdeu para o Santos (SP) por 2 a 1, em duelo pela ponta, e o Serra Macaense ganhou no Novo Hamburgo (RS), também por 2 a 1, apenas cumprindo tabela. Assim, o Peixe segue com 100% de aproveitamento e ficou em primeiro, com nove pontos ganhos, com o Urubu em segundo, com seis.
Já no Grupo B, em São João da Barra, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, o Fluminense ganhou do Atlético (MG) por 2 a 1 e o São Paulo (SP) massacrou o São João da Barra por 7 a 0. O Tricolor Carioca manteve os 100% de aproveitamento e a liderança, com nove pontos ganhos, quatro a mais que o Galo. O time são-paulino, com três, e a equipe da casa, com um ponto, foram desclassificados.
Pelo Grupo C, o Carapebus perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras (SP) e o Boavista aplicou uma sonora goleada por 7 a 1 no Americano, ambos no Estádio Municipal Carlos Motta da Silva, em Carapebus. O Verdão de Saquarema ficou na liderança, com 100% de aproveitamento (nove pontos ganhos), com o Palmeiras, com seis, em segundo. Americano, com dois, e Carapebus, com um, foram eliminados.
Por último, no Grupo D, também no Moacyrzão, em Macaé, o Macaé foi superado pelo Independente, no dérbi local, pelo placar de 1 a 0 e o então invicto Internacional (RS) foi batido pelo Botafogo também por 1 a 0. Assim, Colorado, Glorioso e Independente terminaram com seis pontos ganhos e o time macaense levou a pior, sendo eliminado no saldo de gols. O Leão Alvianil acabou sem conseguir pontuar.
Mata-mata definido
Com isso, os confrontos das quartas de final estão definidos. O Santos (SP) pega o Botafogo, o Internacional (RS) encara o atual campeão, Flamengo, enquanto o Boavista, dono do melhor ataque, enfrenta o Atlético (MG). Por fim, às 15h, o Fluminense joga contra o Palmeiras.