Terceiro colocado no Grupo A5 da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, com 24 pontos ganhos, o Operário Várzea-Grandense (MT) é o adversário da Portuguesa no mata-mata inicial da competição nacional.
Em sete jogos como mandante, o time mato-grossense venceu quatro, empatou dois e perdeu apenas uma vez. Já como visitante foram três triunfos, três derrotas e um empate.
Detalhe curioso: em momento algum ganhou mais de duas vezes seguidas e jamais perdeu mais de uma vez em sequência. Seu período de maior invencibilidade foi da quarta à décima rodada (um turno inteiro), com quatro vitórias e três empates nesse intervalo.
Com 29 gols marcados (média superior a dois por partida), o Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense tem o terceiro melhor ataque da Série D, entre 64 participantes. No entanto, a defesa foi bem vazada também: 16 vezes (mais de uma vez por jogo, na média).
Destaque para o atacante Pablo Thomaz, de 23 anos de idade, e autor de 11 gols em 12 partidas, sendo dois hat-tricks. Revelado nas categorias de base do Coritiba, o jogador teve uma breve passagem pelo sub-23 do Santos e defendeu profissionalmente também Red Bull Brasil, Paraná Clube e Angra Audax, onde esteve no Cariocão deste ano, com seis bolas na rede em 15 apresentações.
O clube de Várzea Grande aplicou a segunda maior goleada da atual competição, ao fazer 9 a 0 no Real Ariquemes (RO), pela penúltima rodada, no Estádio Dito Souza, local do jogo de ida contra a Portuguesa, neste domingo (30). A volta acontecerá no Luso-Brasileiro, sábado, dia 5.