Na partida final da Brasil Soccer Cup Sub-16 de 2023, realizada no Estádio Claudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, em Macaé, neste domingo (30), o Flamengo venceu o Santos (SP) pelo placar de 2 a 1.
Os dois times haviam se enfrentado na fase de grupos, com triunfo do Peixe, também por 2 a 1. Agora, o time rubro-negro conseguiu a revanche, ficando com o bicampeonato, pois havia batido o Cuiabá (MT) na decisão de 2022.
A partida foi eletrizante, com oportunidades para os dois lados. Aos oito minutos, Ryan acertou lindo chute de fora da área e acertou a junção da trave com o travessão. Aos 11, ele cobrou falta e Yago mandou para as redes, de cabeça, mas o gol do Fla foi anulado por impedimento. Aos 13, Luca Meirelles fez grande jogada e chutou. Johnny acabou marcando contra. Três minutos depois, veio o empate, numa bomba de Lucas Vieira, de fora da área, no canto.
No segundo tempo, depois da parada técnica, aos 24 minutos, dois jogadores que saíram do banco resolveram. Tallyson disparou pela direita e cruzou para a área, onde estava Giovanni Pastri, que tocou para o fundo das redes e definiu o título rubro-negro.
O Flamengo levou três premiações da competição: melhor jogador (Lucas Vieira), melhor goleiro (Leo Nannetti) e melhor treinador (Raphael Bahia). O Santos teve o artilheiro, Mateus Xavier, tendo marcado seis gols nos seis jogos disputados.