Finalmente, o Friburguense conseguiu acabar com a pior seca de vitórias de sua história no futebol profissional. Após 12 partidas sem vencer, o Tricolor da Serra conseguiu bater o Resende e deu fim a uma sequência que já durava mais de um ano. A última vitória do Frizão tinha acontecido em 16 de julho do ano passado, contra o Angra dos Reis.
Desde então, foram dois empates e dez derrotas, sendo oito delas consecutivas. Nunca o Tricolor da Serra levou tantos jogos entre uma vitória e outra como neste período. A péssima sequência, obviamente, culminou no rebaixamento do Friburguense para a terceira divisão, matematicamente sacramentada por antecipação. Mas outro número também chama atenção: a quantidade de tempo que o Friburguense passou sem ganhar dentro de seu próprio estádio, o Eduardo Guinle.
Curiosamente, suas três vitórias em 2022 aconteceram fora de casa. O Tricolor não conseguia vencer em seus domínios desde 24 de julho de 2021, quando bateu o Macaé. Esta escrita, de 13 partidas, foi quebrada justamente na semana em que o clube completou dois anos sem ganhar em Friburgo.
Nesta quarta, o Frizão encerra sua participação na Segundona contra o Araruama, novamente no Eduardo Guinle. Depois disso, a equipe volta suas atenções para a Copa Rio, na qual estreia diante do Rio de Janeiro, no próximo dia 16, além da Terceirona, que se inicia em setembro.