O Americano terminou o jogo contra o Resende, nesta quarta-feira (2), com as mãos ma classificação para as semifinais da Série A2 do Carioca, mas um gol do Sampaio Corrêa sobre o America eliminou o Glorioso. No Estádio do Trabalhador, o Alvinegro empatou em 1 a 1, mas dependia de um tropeço de Sampaio, Petrópolis ou Artsul para se classificar. Porém, todos estes venceram, inclusive o triunfo do Galinho, por 4 a 3, e os campistas terminaram em quinto lugar, com 19 pontos, ficando fora da luta pelo acesso pelo número de gols marcados. O Resende, que já estava fora, chegou aos 14.
A primeira etapa teve chances de parte a parte, mas foi o Americano que conseguiu sair na frente. Aos 45 minutos, Léo Itaperuna, artilheiro do campeonato, deixou sua marca e confirmou a ‘lei do ex’ Àquela altura, o Glorioso estava conseguindo se garantir na semifinal e até a primeira colocação da primeira fase, o que lhe daria o título da Taça Santos Dumont.
Mas o Resende não desistiu e, logo no começo da segunda etapa, conseguiu empatar. Brendon, em uma cobrança de escanteio, encobriu o goleiro Bernardo e marcou um golaço olímpico. Pouco depois, Alex Sander quase virou, mas Ruan Lopes salvou em cima da linha e evitou o que seria a virada dos resendenses. O jogo ficou truncado no final e o Resende conseguiu segurar o Americano que não teve a chance de desempatar.
Quando o apito final soou, o Americano ainda estava com uma das quatro vagas da semi. Os jogadores aguardaram ainda em campo o final de Sampaio x America, que estava cerca de 10 minutos atrasado. Porém, o gol da vitória do Sampaio, em Saquarema, acabou com todas as chances do Glorioso, cujos jogadores recolheram-se para o vestiário cabisbaixos.