Uma briga generalizada entre jogadores, comissão técnica e torcedores do America marcou os minutos que sucederam a derrota da equipe para o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (2), em Saquarema. Na saída de campo, o técnico Alfredo Sampaio foi tirar satisfações com alguns americanos mais exaltados. A confusão teve troca de empurrões, agressões, xingamentos e ameaças. Ninguém ficou ferido (assista ao vídeo abaixo).
Alfredo Sampaio, técnico do America, partiu para cima de torcedores do clube, ao lado do filho, Alfredo Neto, preparador físico.
O treinador se irritou com as cobranças da torcida logo após a derrota para o Sampaio Corrêa, que marcou a eliminação da equipe da A2.
Confira 👇 pic.twitter.com/HKwpxhxWVq
— Bernardo Oliveira (@BernaBFOliveira) August 3, 2023
O incidente ocorreu logo após o fim do jogo, em que o America perdeu por 4 a 3. A equipe precisava vencer para ter chances de se classificar às semifinais da Série A2 do Carioca, mas também dependia de uma derrota do Artsul, o que não aconteceu. Na saída de campo, Alfredo ouviu cobranças dos torcedores mas, ao invés de ir para os vestiários, aproximou-se deles para discutir.
Em vídeo que já circula pelas redes sociais, Alfredo aparece discutindo com os torcedores e, em seguida, empurra um deles através de um alambrado. Em seguida, com a chegada de outros membros da comissão técnica e jogadores, o portão é aberto e forma-se uma grande confusão. Alguns jogadores americanos partiram para cima dos torcedores, com quem trocaram socos e pontapés.
Dois vigilantes da segurança privada do Sampaio não conseguiram conter a confusão, mas o clima se acalmou logo em seguida, por iniciativa de alguns dos próprios jogadores do America. Já no intervalo, Alfredo tinha discutido com um dos mesmos torcedores que o xingou na saída de campo. Pela proximidade do vestiário dos visitantes com a área onde estavam os torcedores do America, a troca de ofensas pôde ser registrada. No entanto, o portão que separa as duas áreas não estava trancado.
Como a súmula do jogo só deve ser divulgada pela FFERJ nesta quinta-feira, ainda não se sabe se a arbitragem relatou o fato, o que pode gerar punições ao America. A equipe terminou a Taça Santos Dumont na sétima colocação, com 14 pontos.
Alfredo nunca foi ou quis ser treinador, seu lance é se eternizar no Sindicato dos Jogadores. Ficou rico. Ele e o filho ja protagonizaram atos de violência antes.