A derrota por 4 a 1 para o Artsul, nesta quarta-feira (2), acabou com qualquer chance do Macaé de permanecer na Segundona em 2023. O Alvianil Praiano terminou a primeira fase em penúltimo lugar, com apenas dez pontos, e foi rebaixado para a terceira divisão do Estadual pela primeira vez em sua história. O time jogará a Série B1 ainda neste ano, com o início da competição acontecendo em setembro.
Campeão brasileiro da Série C em 2014 e acostumado com a elite do futebol estadual, onde ficou por quase 15 anos (de 2008 a 2021), o Leão do Norte Fluminense vive agora seu momento mais complicado. Numa temporada de muitos percalços dentro e fora de campo, o time fez uma campanha ruim na Série A2 e só terminou na frente do Friburguense, lanterna isolado da competição.
Entretanto, esta não será a primeira vez que o clube jogará a Terceirona. Inédito, mesmo, apenas é o fato do Leão cair de volta para ela. Mas, quando ainda chamava-se Botafogo de Macaé, o clube disputou a terceira divisão, logo em seu ano de estreia: 1998. A equipe foi campeã e subiu para a Segundona, mas nunca mais tornou a descer. Até este meio de semana.
Os macaenses também terão pela frente, no restante da temporada, a disputa da Copa Rio. Nela, o Leão estreia já no próximo dia 16, fora de casa, contra o Duque de Caxias. Mas a Série B1 promete ser o maior desafio dos últimos meses de 2023. Nela, a equipe faz seu primeiro jogo em 9 de setembro, contra o São Gonçalo EC.