Uma das torcidas organizadas do America, a Endiabrados emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (3), exigindo a demissão do técnico Alfredo Sampaio e de toda a sua comissão técnica. Eles se envolveram em uma briga nesta quarta, logo após a derrota do time rubro para o Sampaio Corrêa, pela última rodada da série A2 do Carioca, por 4 a 3.
Alfredo Sampaio, técnico do America, partiu para cima de torcedores do clube, ao lado do filho, Alfredo Neto, preparador físico.
O treinador se irritou com as cobranças da torcida logo após a derrota para o Sampaio Corrêa, que marcou a eliminação da equipe da A2.
Confira 👇 pic.twitter.com/HKwpxhxWVq
— Bernardo Oliveira (@BernaBFOliveira) August 3, 2023
Na confusão, Alfredo Sampaio foi cobrado por torcedores durante o momento em que saía de campo. Ele e seu filho, o preparador físico Alfredo Neto, aproximaram-se dos torcedores, com quem trocaram os xingamentos e ofensas. Em dado momento, Alfredo empurrou um dos torcedores através do alambrado. Em seguida, ele, alguns jogadores e outros membros da comissão abriram o portão à força e partiram para cima de alguns torcedores, que chegaram a ser agredidos.
No comunicado emitido pela organizada, a torcida qualifica o ato de Alfredo e de sua comissão como ‘inconsequentes’ e ‘irracionais’. A Endiabrados também exigiu que a diretoria americana repudie oficialmente a atitude dos brigões após o jogo desta quarta-feira.
O America terminou a Taça Santos Dumont na oitava colocação, ficando fora da briga pelas semifinais. Apesar disso, o time chegou à última rodada com chances matemáticas de se classificar. Para isso, precisava vencer o Sampaio e torcer por uma derrota do Artsul, mas nenhum destes resultados aconteceu.
Leia abaixo a íntegra da nota da endiabrados:
“A Endiabrados considera inaceitável o episódio de agressão promovido pela comissão técnica a torcedores do America, após a derrota desta quarta-feira, para o Sampaio Corrêa. Os atos de irracionalidade e inconsequência não combinam com a grandeza histórica, a tradição vencedora e a prática fidalga que acompanha a trajetória rubra. O clube mais identificado com o expoente do jogo limpo, o hoje celebrado fair play, Belfort Duarte, e de Alex Kamianecky e Tia Ruth, que expressaram esses valores na maneira mais nobre já testemunhada pelo esporte no Brasil.
Além da demissão sumária dos envolvidos, a Endiabrados cobra uma manifestação oficial do Conselho de Administração do America, repreendendo os autores. É necessário que o clube defenda seus maiores patrimônios: torcida e reputação.
Cobramos ainda, do Conselho Deliberativo, uma moção de repúdio aos funcionários envolvidos na agressão, além de iniciativas de solidariedade, apoio e acolhimento às vítimas.
Lembramos que o trabalho com o futebol exige cuidado e responsabilidade por parte dos envolvidos, e que nenhum tipo de grave emoção pode justificar cenas de barbárie como as observadas no Estádio Lourival Gomes de Almeida.
Endiabrados”
1 thought on “Organizada do America exige demissão de Alfredo Sampaio após briga”