A rodada final do Campeonato Carioca da Série A2 foi, certamente, a mais animada e emocionante da Segundona em muitos anos. A luta pela classificação às semifinais envolvia nada menos que seis times e a marcha dos placares, jogo a jogo, alterou várias vezes a classificação. Para se ter ideia, foram 11 mudanças de posição dentro do G-4, em pouco mais de 90 minutos.
A diferença entre o Petrópolis – que terminou em primeiro – para o Americano, quinto colocado, foi de apenas dois pontos. E a definição dos quatro semifinalistas só veio no último minuto. Para se ter ideia do equilíbrio, o Americano chegou a estar liderando a competição durante o primeiro tempo dos jogos, mas caiu três posições apenas por tomar o gol de empate do Resende, fora de casa. Mais tarde, acabou eliminado.
Praticamente todos os gols dos jogos envolvendo times que disputavam a classificação mexeram, de alguma forma, na tabela. O Olaria, que começou a rodada na liderança, foi caindo gradativamente e chegou a sair do G-4 por alguns minutos, por volta das 16h45, quando o Artsul fez 3 a 1 em cima do Macaé. Pouco depois, o time da Rua Bariri conseguiu diminuir, contra o Petrópolis, retornando à zona de classificação.
De líder a eliminado e vice-versa
Já o Petrópolis chegou a estar fora do G-4 por cerca de 10 minutos, no primeiro tempo. Quando Sampaio Corrêa e Americano venciam seus jogos, o clube da serra caiu para quinto, mas foi para o intervalo na liderança, por ter aberto o placar sobre o Olaria. Quando o Resende empatou o jogo contra o Americano, os petropolitanos assumiram a liderança para não a perderem mais.
O Artsul parecia que ia ficar fora: mesmo vencendo o Macaé, tinha menos saldo que Americano e Olaria. O time iguaçuano entrou e saiu do G-4 em menos de um minuto: depois que fez seu terceiro gol, ultrapassou o Olaria, que fez gol sobre o Petrópolis quase ao mesmo tempo e retomou o lugar. O Tricolor da Dutra só conseguiu a diferença suficiente ao marcar o quarto gol, nos últimos instantes de seu jogo.
Mas nenhum drama foi maior que o do Sampaio: dentro do G-4 durante quase toda a tarde, caiu do segundo para o quinto lugar quando levou o empate do America, aos 41 minutos da etapa final. Só com a virada, aos 48, é que pôde garantir sua vaga, o que eliminou o Americano. Por cerca de meia-hora, os campistas estavam ficando com o título da Taça Santos Dumont, mas acabaram fora da luta pelo acesso.
Cartões amarelos e vermelhos poderiam ter decidido
Em certo momento, a quantidade de gols em sequência e o equilíbrio em pontos era tão grande que ficou até difícil saber qual equipe estava dentro ou fora da zona de classificação. Durante a maior parte da tarde, terceiro, quarto e quinto colocados tinham os mesmos 19 pontos. E nem o saldo de gols era capaz de separá-los, já que eles chegaram a ser iguais, levando a decisão para os gols marcados.
Mas o auge do equilíbrio aconteceu no começo da segunda etapa. Quando o Olaria levou o segundo gol do Petrópolis, caiu para o quarto lugar. E empatou com o Artsul, então quinto colocado, em pontos, saldo de gols, gols pró e até no confronto direto (empataram em 1 a 1, ao jogarem um contra o outro). Diante disso, só o número de cartões é que poderia definir quem ficaria na frente, mas era quase impossível acessar esta informação àquela altura.
A efeito de curiosidade, até no número de cartões as duas equipes estavam quase iguais. Antes dos jogos, o Olaria tinha 43, contra 42 do Artsul. Quando a bola parou de rolar, o Tricolor acabou se tornando mais indisciplinado e somou 48, contra 47 dos olarienses, o que teria beneficiado o time da Zona Norte. Se houvesse novo empate até neste critério, somente um sorteio posterior poderia desfazê-lo.
Confira como foi a mudança de posições dentro do G-4, gol após gol:
Início da rodada: Olaria 19 / Americano 18 / Petrópolis 18 / Sampaio 17 / Artsul 16
Artsul 1×0: Olaria 20 / Americano 19 / Artsul 19 / Petrópolis 19 / Sampaio 18
Sampaio 1×0: Olaria 20 / Sampaio 20 / Americano 19 / Artsul 19 / Petrópolis 19
Americano 1×0: Americano 21 / Olaria 20 / Sampaio Corrêa 20 / Artsul 19 / Petrópolis 19
Petrópolis 1×0: Americano 21 / Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Olaria 19 / Artsul 19
– Intervalo –
Resende 1×1: Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Olaria 19 / Americano 19 / Artsul 19
Artsul 2×0: não houve mudança de posições
Sampaio 2×0: não houve mudança de posições
Petrópolis 2×0: Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Americano 19 / Olaria 19 / Artsul 19
Macaé 1×2: não houve mudança de posições
America 1×2: não houve mudança de posições
Artsul 3×1: Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Americano 19 / Artsul 19 / Olaria 19
Olaria 1×2: Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Americano 19 / Olaria 19 / Artsul 19
Sampaio 3×2: Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Olaria 19 / Americano 19 / Artsul 19
Artsul 4×1: Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Artsul 19 / Olaria 19 / Americano 19
America 3×3: Petrópolis 21 / Artsul 19 / Olaria 19 / Americano 19 / Sampaio 18
Sampaio 4×3: Petrópolis 21 / Sampaio 20 / Artsul 19 / Olaria 19 / Americano 19