O técnico do America, Alfredo Sampaio, se pronunciou oficialmente nesta sexta-feira (4) pela briga em que se envolveu, logo após a derrota para o Sampaio Corrêa, na última quarta, pela Segundona. O treinador pediu desculpas à torcida, mas justificou-se dizendo que foi para cima dos torcedores que o hostilizaram por conta de duas cusparadas que levou. As palavras do técnico foram veiculadas pelo canal oficial do clube no YouTube.
No pronunciamento de Alfredo, o treinador explicou o que aconteceu na briga após a partida. Ele já tinha discutido com torcedores no intervalo, mas sem maiores desdobramentos. Após o apito final, consumada a derrota por 4 a 3, o técnico ia saindo de campo rumo ao vestiário, mas foi tirar satisfações com torcedores que cobravam, alguns com xingamentos. Após trocas de injúrias, outros membros da comissão técnica e até jogadores juntaram-se ao técnico, abrindo o portão da arquibancada e partindo para cima dos torcedores, gerando uma grande confusão.
— O que aconteceu foi no calor do jogo, no final do jogo, em que todos estávamos tristes e bem chocados pela derrota e pela desclassificação. O que gerou toda aquela confusão foi exatamente a falta de respeito e de civilidade deles (os torcedores). Porque, ao me dirigir às pessoas que estavam gritando, eu tomei duas cusparadas. Isso ofende qualquer um e ali é que deu-se toda a confusão — disse Alfredo, negando no entanto que alguém tivesse sido agredido, apesar das imagens mostrarem jogadores e membros da comissão tentando atingir torcedores, embora o próprio técnico tenha sido contido pelos companheiros:
— É importante que todos saibam, e eu já falei isso para a imprensa, é que não houve agressão alguma. Ninguém foi agredido. Houve, sim, discussão, xingamento, empurra-empurra, aquela coisa. Então, deram uma repercussão ao fato que me surpreendeu. Tem coisa muito mais importante no país e no próprio futebol acontecendo. A atitude não foi a melhor, realmente, mas foi gerada pela cusparada.
Enfim, Alfredo se dirigiu aos ‘verdadeiros americanos’, a quem se desculpou pela confusão. Ele se disse ainda chateado com a eliminação e ciente de que o torcedor está frustrado com a perda da oportunidade de voltar à primeira divisão do Carioca, já que o time ficou fora das semifinais, que começam neste sábado.
— Peço desculpas a vocês, torcedores do America. É pelos verdadeiros torcedores que nós jogamos e tentamos trabalhar. Não conseguimos a classificação e isso nos machucou, porque a gente sabe que vocês querem e precisam do America na primeira divisão, que é onde ele deve estar. É importante que vocês tenham noção de que nós respeitamos o America, trabalhamos de forma verdadeira pelo clube porque somos profissionais e temos consciência do clube em que estamos — disse Alfredo.
A princípio, Alfredo segue como técnico do America, apesar dos pedidos de torcedores por sua demissão. O elenco vai ganhar folga até a próxima segunda-feira, quando se reapresenta visando a estreia na Copa Rio, dia 16, contra o Belford Roxo.