Após terminar em terceiro na Taça Santos Dumont, a primeira fase do Carioca da Série A2 de 2023, o Artsul disse adeus à competição nas semifinais, ao perder para o Sampaio Corrêa por 2 a 0, nesta quarta-feira (9). Assim, mais uma vez, o Tricolor faz boa campanha, mas fica fora da briga direta pelo inédito acesso à elite. Vice-campeão da terceira divisão em 2015, o clube vem disputando a Segundona continuamente desde o ano seguinte.
A campanha deste ano foi a melhor desde seu retorno ao segundo nível estadual. Em 2016, o time ficou em sétimo lugar, com oito vitórias e nove derrotas. No ano seguinte, ficou em 11º entre 21 clubes, com oito vitórias, quatro empates e oito derrotas. A campanha mais fraca foi a seguinte, com cinco vitórias, quatro empates e dez derrotas.
Desde então, o Artsul veio em viés de subida. Foi sétimo em 2019 (sete triunfos, oito empates e três derrotas) e 2020 (seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas), além de um quarto lugare na temporada seguinte. No ano retrasado, chegou a ser vice da Taça Santos Dumont, o primeiro turno, e semifinalista da Taça Corcovado, o segundo turno. Foram sete vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.
Em 2022, apesar do grande susto de ter sido ameaçado de rebaixamento, escapou, ficando em décimo lugar. Só ganhou uma partida, perdeu duas e empatou inacreditáveis oito vezes. Neste ano, o time se despede novamente em quarto, mas invicto em casa. Ao todo, somou seis vitórias, quatro empates e três derrotas com 16 gols marcados e 12 sofridos.