Quando o assunto é mata-mata em competições nacionais, a Portuguesa tem um retrospecto bastante equilibrado em sua história recente. Neste sábado (12), a equipe visita o Patrocinense (MG), pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, e tenta confirmar números positivos neste tipo de situação, já que o acesso depende ainda de mais duas passagens de fase.
Levando em conta todos os 14 confrontos eliminatórios que já disputou em campeonatos nacionais, a Portuguesa tem cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Somando apenas os confrontos da Série D (já que o time disputou também a Copa do Brasil no ano passado), são três vitórias, três empates e quatro derrotas.
Na primeira vez em que chegou a um mata-mata, em 2017, a Lusa não teve sorte e acabou eliminada pelo URT (MG), com uma derrota e um empate. Mas a sorte melhorou em 2022, quando a equipe chegou às quartas de final, perdendo o acesso para o Amazonas (AM). O retrospecto, agora, é de equilíbrio, já que a Lusa chegou às oitavas depois de bater o Operário de Várzea Grande (MT), mas perdendo o jogo de ida.
O jogo de ida das oitavas, em Patrocínio (MG), neste sábado, começa às 18h. A partida de volta é no próximo fim de semana, no Estádio Luso-Brasileiro. Caso se classifique, a Portuguesa estará a apenas dois jogos do acesso para a Série C.