Após eliminar o Petrópolis, campeão da Taça Santos Dumont (primeira fase) na semifinal do Campeonato Carioca da Série A2, o Olaria avançou à decisão pelo segundo ano seguido e fará uma final estadual pela terceira temporada consecutiva.
Em 2021, na Série B1 (terceira divisão), o Azulão da Bariri ficou em terceiro lugar no seu grupo na Taça Maracanã (primeiro turno), porém na Taça Waldir Amaral ficou na primeira posição e avançou à semifinal, perdendo para o Pérolas Negras. No entanto, o regulamento previa que se um mesmo clube vencesse os dois turnos (o que aconteceu com a equipe resendense) e outro somasse mais pontos no geral (caso do time olariense), haveria uma final de campeonato. Ao vencer na Rua Bariri por 1 a 0 e empatar por 2 a 2 no Estádio do Trabalhador, o Olaria ficou com o título e a única vaga de acesso à segundona.
Em 2022, já na Série A2, o Azulão da Bariri foi eliminado na semifinal da Taça Santos Dumont (primeiro turno) pelo Volta Redonda ao empatar por 1 a 1, no Raulino de Oliveira (o Voltaço tinha a vantagem da igualdade e do mando por ter sido primeiro colocado do seu grupo). Na Taça Corcovado (segundo turno), o Olaria de novo encarou o Volta Redonda e mais uma vez houve empate por 1 a 1, desta vez na Rua Bariri e com vantagem do empate para os mandantes. Na final, contra o Americano, no Eucyr Resende de Mendonça, 1 a 1 no tempo normal e vitória olariense por 6 a 5 nos pênaltis. Assim, o Índio da Bariri foi para a decisão do título, que dava vaga ao campeão na elite. Após vencer em casa por 2 a 1, foi goleado por 3 a 0, em Volta Redonda, ficando com o vice-campeonato.
Agora, em 2023, com mudança na forma de disputa, o Olaria ficou em quarto lugar na Taça Santos Dumont (turno único), mas eliminou o Petrópolis na semifinal com duas vitórias por 1 a 0, ficando a um passo do título e do tão sonhado retorno à primeirona, de onde saiu em 2013, ficando na 15ª (penúltima) posição. Seu adversário será o Sampaio Corrêa, para quem perdeu na Taça SD, por 1 a 0, fora de casa.
O Olaria Atlético Clube foi fundado em 01 de julho de 1915 e tem ao todo três títulos na segundona do futebol carioca: 1931, 1980 e 1983.