Eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Carioca da Série A2, com uma campanha irregular, onde foi ameaçado de um inédito rebaixamento, mas também chegou à última rodada com chances matemáticas de avançar às semifinais, o America agora se prepara para a Copa Rio. Mas a equipe não terá dez de seus jogadores que entraram em campo durante a Segundona.
Os atletas Lucão, Juan Sosa, Guilherme Zóio, João Victor, Paulo Vitor, Rafinha, Marquinhos, Nivaldo, Carrera e Daniel Índio, que fizeram parte do elenco da Série A2, retornaram aos seus clubes ou foram liberados pela diretoria rubra. Assim, com o grupo reduzido, o técnico Alfredo Sampaio busca nomes no mercado para encorpar o time.
Na segundona estadual, foi o oitavo colocado, com 14 pontos ganhos em 11 jogos, com um aproveitamento de 42,4%, o pior desde 2009, quando ficou fora da elite pela primeira vez. Foram quatro vitórias (primeira vez que estreou ganhando), dois empates e cinco derrotas, além de um saldo negativo de gols: 11 feitos e 12 sofridos. Agora, a estreia na Copa Rio será contra o Belford Roxo, nesta quarta-feira (16), no Estádio Nélio Gomes.
A partida de volta será no dia 23, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, também às 14h45. Caso avance, o America terá pela frente o Resende (de quem venceu na A2), nas oitavas de final da competição estadual, que dá vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D ou para a Copa do Brasil, para o campeão e o vice.
Ano passado, pela Copa Rio, o Mecão encarou o Paduano. Após empate por 0 a 0, foi goleado em casa por 3 a 0 e acabou eliminado logo na primeira fase. Em 2021 conseguiu chegar às quartas de final, eliminando 7 de Abril (dois 4×0) e Friburguense (2×0 e 2×1), antes de cair nos pênaltis diante do Americano, após empates em 1 a 1. O America jamais foi campeão da Copa Rio e sequer conseguiu chegar à decisão do título. Seu melhor resultado é ter alcançado a semifinal, em 1994.