O empate com o Operário (PR), no último fim de semana, nem seria um resultado tão ruim para o Volta Redonda, considerando-se que aconteceu diante do então líder do Campeonato Brasileiro da Série C. Mas o tropeço acabou aproximando a equipe do nono colocado, o Náutico (PE), primeiro colocado fora da zona de classificação para a segunda fase. A diferença, agora, é de apenas dois pontos.
Com 27 pontos, o Voltaço é o sexto colocado, contra 25 dos pernambucanos. A duas rodadas do fim da primeira fase, o Esquadrão de Aço precisa de pelo menos uma vitória, em seus próximos dois compromissos, para chegar à segunda fase. O time ainda terá Figueirense (SC), em casa, e Aparecidense (GO), fora, como seus próximos adversários.
Por outro lado, a diferença do Volta Redonda para o Brusque, novo líder, é também pequena: de três pontos. Com 30, o clube catarinense passou o Operário no saldo de gols, mas ainda está ao alcance do time do Sul Fluminense, cujos próximos rivais estão na parte de baixo da tabela de classificação. Até o momento, nem os ponteiros da tabela estão garantidos na etapa seguinte da Série C.
O próximo jogo da equipe acontece no domingo (20), no Raulino de Oliveira. Se vencer e o Náutico tropece, justamente diante do Brusque, fora de casa, o Volta Redonda estará matematicamente garantido na segunda fase com uma rodada de antecedência.