Os 16 clubes que restam na briga pelo título e por quatro vagas de acesso começaram a disputa da terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D: as oitavas de final. Nos oito jogos de ida, foram apenas sete gols marcados e quatro placares em branco. Um deles foi o da Portuguesa, único representante do Rio, contra o Patrocinense (MG).
Após as 17 partidas de cada um dos “sobreviventes”, o Ferroviário (CE) continua com a melhor campanha geral, sendo também o único invicto, quem mais venceu e dono do melhor ataque. A melhor defesa é a do Ceilândia (DF). No topo da artilharia, com 12 tentos anotados, estão Pablo Thomaz, do Operário (MT), e Eron, do Caxias (RS).
A Lusa tem, neste momento, a quinta melhor campanha. Isto servirá, mais adiante, para definir os confrontos das quartas de final, caso os rubro-verdes passem adiante, já que os duelos não serão definidos por chaveamento, mas de acordo com as campanhas dos oito classificados. Ou seja, o time de melhor campanha entre os que avançarem enfrenta o de pior rendimento no mesmo sentido, no estilo de cruzamento olímpico: primeiro contra oitavo, segundo contra sétimo, terceiro contra sexto e quarto contra quinto.
A Lusa, para se classificar, teria que vencer ou empatar no próximo jogo, podendo passar através de pênaltis. Assim, somará 34 ou 36 pontos. Dessa forma, tem chances de enfrentar Ferroviária (SP), Maranhão (MA), Bahia de Feira (BA), Camboriú (SC) ou Atlético (CE).
No momento, a situação em termos de pontos é a seguinte: Ferroviário = 41 pontos ganhos; Nacional (AM), Athletic, Sousa, Portuguesa e Retrô = 33; Ceilândia = 32; Anápolis e Patrocinense = 29; Nacional (PB) e Caxias = 28; Atlético, Camboriú e Bahia de Feira = 27; Maranhão e Ferroviária = 25.
Demais resultados:
Bahia de Feira (BA) 2×0 Nacional (AM)
Atlético (CE) 1×2 Sousa (PB)
Nacional de Patos (PB) 0x0 Ferroviário (CE)
Maranhão (MA) 0x0 Retrô (PE)
Caxias (RS) 0x0 Ceilândia (DF)
Camboriú (SC) 1×0 Athletic (MG)
Ferroviária (SP) 1×0 Anápolis (GO)