Nesta quarta-feira (16) tem início a edição 2023 da Copa Rio de Profissionais, tradicional competição realizada no segundo semestre do futebol carioca e que tem o Volta Redonda como atual campeão e maior vencedor (cinco troféus).
Dos 24 participantes deste ano, 18 estiveram presentes na temporada passada; Macaé, Duque de Caxias e Serrano disputaram o torneio pela última vez em 2021; o Goytacaz não participa desde 2018 e há duas caras novas.
Fundado no dia 26 de agosto de 2008, com o nome de Ação, o FC Rio de Janeiro, originalmente no bairro de Realengo, zona oeste da capital, mudou sua nomenclatura em 2019 e sua estrutura para a Baixada Fluminense. Participaria em 2020, mas a Copa Rio daquele ano foi cancelada em função da pandemia do novo coronavírus. Vice-campeão da Série C e foi semifinalista da Série B2 (quarta divisão), ambas em 2022. Seu adversário de estreia será o tradicional Friburguense, recentemente rebaixado, de forma inédita, à Série B1 (terceira divisão) do futebol do Rio de Janeiro. A ida será na quinta-feira (17), às 14h45, no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis, e a volta acontecerá no dia 23, no mesmo horário, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.
A Sociedade Esportiva Belford Roxo conquistou o título da Série C carioca em 2022 e também chegou às semifinais da B2. O clube tem apenas três anos de fundação, já que foi criado no dia 26 de junho de 2020. Seu adversário de estreia será o tradicionalíssimo America, que é sete vezes campeão estadual na elite, mas está na segundona desde 2018 (são quatro os rebaixamentos ao todo). A ida será na quarta-feira (16), às 14h45, no Nélio Gomes, em Belford Roxo, e a volta acontecerá no dia 23, no mesmo horário, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita.