Nesta quarta-feira (16), um dos duelos mais repetidos do futebol carioca nos últimos anos vai voltar a acontecer. Goytacaz e Olaria se enfrentarão, no Aryzão, pelo jogo de ida da fase pré-oitavas de final da Copa Rio. O primeiro de dois jogos é, na verdade, um capítulo a mais na longa história de confrontos, recentes ou não, entre as duas equipes.
LEIA TAMBÉM:
>>> Confira a lista de todos os campeões da Copa Rio
Para se ter ideia, o confronto aconteceu nove vezes nos últimos dez anos. É um número maior que o de clássicos Goyta-Cano, ou de duelos entre o Azulão e seu vizinho, Bonsucesso, no mesmo período. Os jogos foram válidos pela Segundona e pela Terceirona, mas houve também enfrentamentos pela própria Copa Rio, em 2013.
No geral, o retrospecto conta com um grande equilíbrio, já que o empate é o resultado mais comum. Em 38 jogos de campeonato entre os dois clubes, houve 16 igualdades, com 12 vitórias do Goyta e dez do Olaria. Mas o clube da Rua Bariri fez mais gols que o da Rua do Gás: 37 contra 33. O último encontro também foi favorável aos olarienses, numa contundente goleada por 4 a 0, a maior da história do duelo, em 2021.
Goytacaz e Olaria se enfrentam desde 1976, ainda pela primeira divisão do Carioca. O jogo inaugural do confronto foi um empate em 1 a 1, na Bariri, com os campistas vencendo pela primeira vez no terceiro confronto (2 a 1). A primeira vitória olariense, no entanto, só iria acontecer em 1980, pelo mesmo marcador. O jejum de momento pertence ao Goyta, que não bate o adversário desde 2016.
Nesta quarta, a bola rola no Aryzão às 14h45. O confronto de volta será no dia 23, em local a ser definido, já que o Olaria perdeu cinco mandos de campo, em punição determinada pela FFERJ.