Nesta quarta-feira (16), começa a edição 2023 da Copa Rio Sub-20, chamada unicamente de Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) até 2019. A competição, tradicionalmente realizada no segundo semestre, tem seis duelos ocorrendo nesta quarta e abrindo a competição; todos eles às 14h45.
Esta será a 35ª vez que o torneio acontecerá. O maior vencedor é o Flamengo, com 11 títulos, mas o Botafogo é o atual bicampeão, ou seja, o único a vencê-lo desde a mudança de nomenclatura. O Vasco da Gama ganhou em seis oportunidades. Fluminense e Olaria levantaram o troféu duas vezes. Bangu, Cabofriense, CFZ, Portuguesa, Campo Grande e Nova Iguaçu possuem uma conquista cada.
Várias formas de disputa e escolha dos participantes foram postas em prática, porém em 2024 a Copa Rio Sub-20 conta com a participação de 24 associações, sendo oito pertencentes à Série A, oito pertencentes à Série A2, quatro pertencentes à Série B1 e quatro pertencentes à Série B2, selecionadas dentre as de melhor classificação nos respectivos campeonatos de 2022.
Sendo assim, os oito clubes da elite entram na disputa diretamente nas oitavas de final. Os 16 restantes disputam as oito vagas remanescentes.
TORNEIO OPG – Jogos de ida das pré-oitavas de final:
Quarta-feira (16/08)
Serra Macaense x America – Expedicionário
São Gonçalo EC x Artsul – Campo do União de Silva Jardim
Campos x Olaria – Ângelo de Carvalho
Goytacaz x Maricá – Louzadão
Barra Mansa x Sampaio Corrêa – Leão do Sul
Bonsucesso x Cabofriense – Leônidas da Silva
Quinta-feira (17/08)
Serrano x Americano – Arena Interfut
Sexta-feira (18/08)
Pérolas Negras x Friburguense – Trabalhador