Muita gente pode não se lembrar, mas o Sampaio Corrêa já esteve na primeira divisão do Campeonato Carioca, ainda que participando apenas da antiga Seletiva. O time de Saquarema conseguiu seu único acesso à elite no final de 2020. E, na altura, de uma das formas mais emocionantes de todos os tempos, derrotando o Maricá no último minuto do jogo da classificação. Emerson Carioca foi o autor do gol histórico.
Naquela ocasião, os dois finalistas ainda garantiam o acesso à primeira divisão, ao contrário do que acontece atualmente, quando somente o campeão sobe. O Sampaio empatava em 1 a 1 com o Maricá, no Estádio Alziro de Almeida. Este resultado estava dando aos maricaenses a classificação para a final e, consequentemente, o acesso. Porém, uma falta na entrada da área, aos 49 minutos do segundo tempo, mudou a história: Emerson Carioca bateu de perna esquerda, acertou o ângulo de Julio e subiu o Galinho.
Naquele ano, a campanha do Sampaio foi uma das melhores na segunda divisão do Carioca. A equipe pode ter perdido a final para o Nova Iguaçu, que também subiu, mas conseguiu ao menos colocar seu nome na história como o time mais recente a estrear na primeira divisão do estadual. Desde então nunca mais houve outro.
Em 2020, o Sampaio subiu com uma campanha bastante sólida: em 23 partidas, ganhou 11, empatou oito e perdeu apenas quatro. Ao todo, marcou 40 gols na competição, sofrendo 17. A equipe ainda fez os dois maiores artilheiros daquela edição da Segundona. Foram justamente seus atacantes titulares, Alexandro (10 gols) e Emerson Carioca (9 gols).
Na atual temporada, a competição, como se sabe, é bem mais enxuta e com menos partidas. Ainda assim, uma coincidência que liga as duas campanhas é o fato de que o artilheiro do campeonato também veste azul e amarelo: em 2023, Elias vai dividindo a ponta da tábua de goleadores com Léo Itaperuna, do Americano, após marcar seis gols. Desta vez, no entanto, só o título fará com que o time de Saquarema consiga jogar a primeira divisão. E sem Seletiva.