Neste sábado (19), a partir das 14h45, Sampaio Corrêa e Olaria decidem o título da Série A2 do Carioca, no Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema. Fora da elite desde 2013, o Olaria chegou a cair para a Terceirona, foi campeão em 2021, e é o atual vice-campeão da Segundona. Mas, para participar pela 64ª vez da primeira divisão, terá que quebrar um incômodo tabu e alcançar um feito inédito.
Em dez jogos entre as equipes, o Olaria perdeu seis vezes e só venceu uma, em 2016, por 1 a 0. Assim, além de estar há sete anos sem derrotar o adversário, o Galinho da Serra jamais foi batido pelo Azulão em seu estádio. Foram três vitórias do Sampaio, incluindo uma na atual temporada, e um empate.
Como se não bastasse esse tabu, o Olaria tem outro retrospecto contra: na atual Segundona, o Sampaio, como mandante, venceu todas as suas seis partidas e ainda empatou com o Araruama na estreia, em 0 a 0. Portanto, ainda não perdeu dentro de seu estádio. Como o jogo de ida terminou empatado por 0 a 0, o vencedor da partida fica com a taça e o acesso. Novo empate leva a disputa para os pênaltis.