Enfim, chegou o grande momento: neste sábado (19), Sampaio Corrêa e Olaria entram em campo pela última vez na Série A2 do Campeonato Carioca: é a definição do título e também do acesso para a primeira divisão do futebol estadual em 2024. A bola rola às 14h45, no Estádio Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema. A tarde, que promete ser histórica, fará conhecer a vaga que ainda falta entre os 12 melhores clubes do estado para o próximo ano.
E, a partir de agora, o ACESSO CARIOCA te coloca a par de tudo que é necessário saber para curtir esta final. Os detalhes, as campanhas, as esperanças, as análises as opiniões… E também como acompanhar este jogo, é claro. Como há poucos bilhetes à venda e o distrito de Sampaio Corrêa não é muito próximo para a maioria dos torcedores, esta é a forma de não perder nenhum lance ou detalhe do jogo mais importante do ano.
O jogo de ida terminou empatado em 0 a 0, na Rua Bariri. Por isso, um novo empate levará a disputa para os pênaltis. Quem vencer, fatura a taça e o lugar na elite. A expectativa é de lotação esgotada para a final, com grandes chances de recorde dividido de público do campeonato. Quando a bola rolar, o sonho de alcançar o grande palco do futebol estadual vai movimentar os corações de ambos lados da disputa.
Sampaio alimenta o sonho de enfrentar os grandes
A final deste sábado pode ser o momento mais importante da história do Sampaio. Embora já tenha subido há quase três anos, o sabor de um acesso em 2023 seria bastante especial. Afinal de contas, o clube de Saquarema nunca teve a oportunidade de jogar contra os quatro grandes: quando esteve na Série A, foi no último ano da famigerada Seletiva, da qual o time não passou, retornando à Segundona.
Por isso, a final será definitiva para, talvez, mudar o clube de patamar no futebol carioca. E a diretoria e os jogadores sabem disso. Nos últimos anos, desde que passou a frequentar a segunda divisão, o Sampaio sempre se notabilizou por ser candidato ao acesso. Embora nem sempre conseguindo cumprir com tais expectativas, está aí a grande chance de bater um adversário de tradição e confirmar a subida.
A campanha é bastante positiva: em 14 jogos, foram sete vitórias, três empates e quatro derrotas, marcando 15 gols e sofrendo 13. Um dos artilheiros da Segundona é o atacante Elias, com seis tentos. Mas é a qualidade do elenco formado por Silvestre dos Anjos que vem dando resultado. Aliás, o treinador poderá entrar para a História, já que conquistou a Terceirona do ano passado pelo Araruama e pode agora obter mais um acesso consecutivo na carreira.
Após o primeiro jogo da final, a equipe não deve ter desfalques. Os titulares foram todos poupados para o jogo diante do Araruama, pela Copa Rio, no último meio de semana. Com reservas, o Galinho venceu por 1 a 0. Depois de uma semana dura e intensa de trabalho, o time está pronto para decidir em casa. Basta uma vitória para conquistar a vaga inédita entre os grandes clubes do estado.
Apelo à tradição empurra o Olaria no último jogo
Participante de 63 edições na elite do Campeonato Carioca, o Olaria tenta acabar com a espera de uma década. Após o rebaixamento em 2013, o Azulão chegou a cair para a Terceirona, mas se reergueu. O clube já ganhou quatro vezes a segunda divisão e busca agora o quinto título. Para isso, terá que ganhar fora de casa, mas também superar o incômodo tabu de não vencer o Sampaio há sete anos.
Aliás, em dez jogos entre as equipes, o Olaria só ganhou um, em 2016, por 1 a 0. O gol foi do atacante Joel, atualmente no futebol goiano. A campanha geral olariense neste ano é ligeiramente superior à de seu adversário, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Se não tem o artilheiro do campeonato, o time tem o ataque mais positivo da competição, com 17 gols. Seu artilheiro é Davi, com quatro.
Os comandados do gaúcho Palinha tentam uma reabilitação histórica para o clube. Após a nova gestão assumir o futebol, em 2020, a equipe saiu da terceira divisão, bateu na trave para voltar à elite, no ano passado, e agora tem uma nova oportunidade. Ao longo da competição, houve muitas mudanças no time titular, mas jogadores como o goleiro Pedro e o experiente meia Léo Pimenta deram um toque de qualidade importante para conduzir o time à final e à possibilidade do título.
O Olaria também jogou pela Copa Rio no meio de semana. Enfrentou o Goytacaz em Campos e ganhou por 1 a 0. No entanto, só o volante Silvano entrou em campo, entre os jogadores frequentemente relacionados. De resto, uma equipe toda formada por reservas e juniores compôs o elenco que disputou o mata-mata. Nos tribunais, o lateral-esquerdo Michael escapou, nesta quinta-feira, de uma punição pela expulsão no jogo contra o Resende, ainda na Taça Santos Dumont. Ele vai para o jogo.
SAMPAIO CORRÊA x OLARIA
Jogo de volta da final da Série A2 do Carioca
Data e horário: 19/08/2023, às 14h45 (de Brasília)
Local: Estádio Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema (RJ)
SAMPAIO CORRÊA: Diogo; Betão, Índio, Pablo e Paulo Vitor; Pablo Inácio, Alexandre, Octávio, Davi e Luan Gama; Elias. Técnico: Silvestre dos Anjos.
OLARIA: Pedro; Vitinho, Bruno Santos, Anderson e Michael; Paulo Henrique, Thales, Xandinho, Léo Pimenta e Emerson; Davi. Técnico: Palinha.
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Espósito e Hugo Filemon Soares Pinto
Onde assistir: O canal fechado Bandsports transmite a final a partir das 14h30. A transmissão também acontecerá pelo YouTube, através do canal Cariocão TV. As webrádios Jovem Olaria e Antena Esportiva também transmitem.
Último jogo: Olaria 0x0 Sampaio Corrêa (12/08/2023)
Retrospecto histórico (10 jogos):
6 vitórias do Sampaio Corrêa (12 gols)
1 vitória do Olaria (4 gols)
3 empates
1 thought on “Sampaio x Olaria: tudo que você precisa saber sobre a decisão”