Após golear o Rio de Janeiro por 6 a 0, em Nilópolis, pela Copa Rio, o Friburguense conquistou seu terceiro triunfo seguido, um feito inédito na temporada. A equipe não conseguia tantos resultados positivos em jogos oficiais desde 2018, um fôlego após chegar a perder oito jogos seguidos na Segundona.
Antes da estreia no torneio, o Frizão havia batido Resende e Araruama, ambos por 1 a 0, nas duas rodadas finais da Série A2 do Campeonato Carioca, onde acabou rebaixado pela primeira vez à Terceirona. Assim, caso vença o Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (23), voltará a ter uma sequência de quatro triunfos, também após cinco anos.
Em 2018, pela Segundona, o Tricolor havia conseguido três vitórias pela última vez, chegando a quatro, ao fazer 4 a 3 no Angra dos Reis, 5 a 0 no Gonçalense, 3 a 1 no Serra Macaense e 2 a 0 no Americano. A sequência foi quebrada com uma derrota fora de casa para o Maricá, por 1 a 0, no Alzirão.
Já em 2011, o Friburguense emplacou uma série de cinco vitória , sobre Tigres do Brasil, Cardoso Moreira, CFZ, Rio Branco e Artsul. Naquele ano, o Frizão teria uma incrível sequência invicta, que chegou a 24 partidas, incluindo toda a fase final (22 jogos), quando conquistou 13 triunfos e 11 empates.