Com o inédito título do Sampaio Corrêa na Série A2 do Carioca, estão definidos os 12 clubes da elite do futebol do Estado do Rio de Janeiro de 2024: Fluminense (atual campeão), Flamengo, Vasco, Botafogo, Bangu, Madureira, Boavista, Volta Redonda, Audax, Nova Iguaçu e Portuguesa são os outros participantes. Assim, Saquarema, pela primeira vez, terá dois times na primeira divisão.
Na 126ª edição do Carioca, a cidade terá Boavista e Sampaio como seus representantes. Localizada na Região dos Lagos, Saquarema tem pouco mais de 90 mil habitantes. É a “Capital Nacional do Surfe”, e também a “Casa do Vôlei Brasileiro”, por ser a sede da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Entretanto, a distância entre os estádios Elcyr Resende de Mendonça e Lourival Gomes de Almeida é de aproximadamente 20 km, já que ambos ficam em diferentes pontos da cidade.
A última vez que uma cidade além da capital teve mais de um representante na Série A havia sido em 2019, quando Americano e Goytacaz representaram Campos dos Goytacazes. No entanto, naquele ano, como houve uma fase preliminar, só o Alvinegro avançou para enfrentar os principais clubes. O Alvianil da Rua do Gás teve que disputar o Quadrangular do Rebaixamento, caindo para a Segundona no mesmo ano.
A dupla Goyta-Cano, no entanto, já havia se encontrado na Série A em outras ocasiões, sendo a última em 1992, num empate por 1 a 1. Cabe lembrar que a mesma situação envolveu os próprios Boavista e Sampaio Corrêa, em 2021, quando o Galinho da Serra ficou pelo caminho na fase preliminar.
Outras cidades a terem mais de um representante na elite num mesmo ano foram Três Rios (América e Entrerriense, em 1992 e 1993) e Duque de Caxias (Duque e Tigres do Brasil, em 2009 e 2010). Baseando-se na localização dos estádios, Mesquita já contou com o Tubarão da Baixada e o America, que tem o Giulite Coutinho localizado no bairro de Cosmorama, juntos em 2008.