Ao bater o Figueirense (SC) por 2 a 0, no Raulino de Oliveira, o Volta Redonda garantiu antecipadamente seu lugar na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Caso vença, o Volta Redonda iria a 33 pontos e alcançaria sua maior pontuação em toda história na terceira divisão, superando os 32 pontos e o quarto lugar de 2022. Assim, o time ficaria na segunda posição, independentemente de outros resultados.
No ano passado, o Voltaço somou 32 pontos em 19 jogos, com dez vitórias, dois empates e sete derrotas, além de 29 gols marcados e 22 sofridos. Em 2023, até o momento, são 30 pontos em 18 partidas, com nove vitória, três empates e seis derrotas. O time tem o melhor ataque, com 30 tentos anotados e 17 sofridos.
Um detalhe curioso quanto ao acesso: em 2022, os quatro promovidos (dois melhores de cada grupo da segunda fase) haviam terminado em primeiro (Mirassol), quinto (Botafogo), sexto (ABC) e sétimo (Vitória) na primeira fase. E apenas Paysandu (PA) e Volta Redonda voltam a ficar entre os oito melhores em 2023: Figueirense (SC) e Aparecidense (GO) não têm mais chances.
Na última rodada, o time da Cidade do Aço terá pela frente a Aparecidense (GO), no Estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. O jogo acontece no sábado (26), às 16h.