Após dois dias de polêmicas e incerteza, a CBF voltou atrás e remarcou o jogo entre Portuguesa e Caxias (RS), pela volta das quartas de final da Série D do Brasileirão, para o Estádio Luso-Brasileiro. Inicialmente, a entidade nacional tinha definido Volta Redonda como o local da partida, que vale o acesso para a Série C.
O jogo de volta acontece no dia 2 de setembro. Num primeiro momento, a CBF tinha colocado esta partida no Estádio Raulino de Oliveira, o que gerou surpresa e protestos da Portuguesa. Embora o regulamento da Série D preveja que os jogos das quartas de final tenham que acontecer em estádios com pelo menos 4 mil lugares, o clube sempre destacou que tinha 4.400 lugares liberados pela Polícia Militar.
A diretoria da Portuguesa analisou a possibilidade de acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para obter um mandado de garantia e atuar em casa no segundo jogo. Entretanto, com a nova decisão da CBF, isto não foi necessário. A Lusa poderá jogar, pela décima vez, em seu estádio. E justamente no momento mais importante: caso avance à semifinal, o time sobe para a Série C do ano que vem.
O jogo de ida é neste domingo (27), em Caxias do Sul (RS), no Estádio Centenário.
Vai lusa. Rumo a série C em 2024.