Num duelo entre dois clubes que já estiveram na Série B do Brasileirão neste século, mas que agora estão na Terceirona do Estadual, o Duque de Caxias eliminou o Macaé da Copa Rio na última quarta-feira (23). Para o Tricolor da Baixada, a classificação teve um sabor especial por se tratar de uma revanche sobre seu adversário.
O Duque, que não participou da Copa Rio em 2022, conseguiu se vingar da eliminação sofrida para o Macaé no ano anterior. Na altura, foram duas derrotas por 1 a 0, ambas no Marrentão, pelas oitavas de final. Desta vez, o Duque venceu na ida por 2 a 0, em Los Larios, foi derrotado pelo mesmo placar, no Moacyrzão, mas acabou ganhando por 4 a 2, nos pênaltis.
A melhor campanha do Duque de Caxias na Copa Rio aconteceu em 2013, quando foi campeão. Na primeira fase, terminou em segundo lugar no Grupo B, com 13 pontos ganhos (quatro vitórias, um empate e três derrotas), ficando atrás do Volta Redonda. Na segunda fase, foi o primeiro colocado do Grupo E, com dez pontos somados (três vitórias, um empate e duas derrotas). Nas semifinais eliminou o Bangu e, na final, levou a melhor sobre o Boavista.
Agora, nas oitavas de final da Copa Rio de 2023, o Duque vai encarar o Bangu. A ida será no dia 30 de agosto, no Estádio Nélio Gomes, em Belford Roxo, e a volta está marcada para 6 de setembro, em Moça Bonita, sempre às 14h45.