Chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, com a classificação do Volta Redonda, único representante do Rio de Janeiro, para o quadrangular, onde terá como adversários Amazonas (AM), Botafogo (PB) e Paysandu (PA). Após turno e returno, os dois primeiros garantirão o acesso à Série B de 2024. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou em seu site oficial a tabela detalhada.
A primeira fase teve o Operário (PR) como dono da melhor campanha, com 36 pontos ganhos. O clube de Ponta Grossa foi também que mais venceu, ao lado do Voltaço, com dez triunfos cada, e quem menos perdeu, junto com o o Botafogo (PB), com apenas três derrotas.
O Volta Redonda foi o dono do melhor ataque, com 33 gols marcados, três a mais que o São José (RS). Já o Operário (PR), confirmando a sua supremacia, possuiu a melhor defesa, sendo vazado apenas dez vezes, três a menos que o CSA (AL), que mesmo assim nem se classificou. O Tricolor da Cidade do Aço levou 19 gols e teve a oitava melhor marca.
Outros dados relevantes:
- O Operário (PR) terminou invicto como mandante, com sete vitórias e três empates. O São José (RS) também, porém com cinco triunfos e quatro empates;
- O Amazonas (AM) ganhou mais fora (cinco vezes) que em casa (quatro);
- O Paysandu (PA) se classificou mesmo com apenas uma vitória como visitante em nove jogos;
- O Botafogo (PB) foi o único a estar sempre no G-8;
- O Operário (PR) só foi vazado em oito de suas 19 partidas disputadas;
- São José (RS) e Botafogo (PB) só não balançaram as redes em três de seus 19 jogos realizados;
- O Volta Redonda fez gol nas suas últimas 12 partidas disputadas;
- O Paysandu (PA) teve a segunda pior defesa e em apenas quatro jogos não foi vazado;
- Ao todo, em 190 partidas, foram 405 gols, média de 2,13 por jogo, com 87 vitórias dos mandantes, 61 empates e 42 triunfos dos visitantes;
- O placar mais frequente foi 1 x 0, que aconteceu 29 vezes, seguido por 1 x 1 (27) e 0 x 0 (24).