Ao meter 3 a 0 no Madureira, pela segunda fase da Copa Rio, o Friburguense conquistou seu quinto triunfo seguido, um feito inédito na temporada. A equipe não conseguia tantos resultados positivos em jogos oficiais desde 2011. Curiosamente, o Frizão chegou a perder oito jogos seguidos na Série A2, meses atrás.
Antes da estreia no torneio, o Tricolor da Serra havia batido Resende e Araruama, ambos por 1 a 0, nas duas rodadas finais da Série A2 do Campeonato Carioca, onde acabou rebaixado pela primeira vez à Terceirona. Em seguida, atropelou o Rio de Janeiro com duas sonoras goleadas (6 x 0 e 9 x 1), batendo um recorde de gols em um único confronto em 27 edições de Copa Rio na história.
Em 2011, o Friburguense também havia emplacado uma série de cinco vitórias, sobre Tigres do Brasil, Cardoso Moreira, CFZ, Rio Branco e Artsul. Naquele ano, o Frizão teria uma incrível sequência invicta, que chegou a 24 partidas, incluindo toda a fase final (22 jogos), quando conquistou 13 triunfos e 11 empates.