Quis o destino que a Portuguesa jogasse talvez a partida mais importante de sua história às vésperas do aniversário de uma vitória icônica. Na próxima segunda-feira (4), a Lusa comemora 54 anos de seu famoso triunfo sobre o Real Madrid, da Espanha. E, neste sábado, os rubro-verdes jogam a chance de conseguir seu primeiro acesso nacional diante do Caxias (RS).
A vitória de 1969 foi conquistada em um dia 4 de setembro. Naquela altura, um amistoso no antigo Estádio de Chamartín, que passou a ser o Santiago Bernabéu, fez a equipe da Ilha do Governador se tornar uma das únicas a bater os madrilenhos em seu próprio campo. Mas, por muitos anos, a falta de informações e registros sobre o confronto fizeram com que ele ganhasse ares de lenda. Mas ele ocorreu de verdade.
Com dois gols de Jorge, no segundo tempo, a Portuguesa conseguiu vencer o amistoso que, para o Real Madrid, era de pré-temporada, colocando seu nome na História. O feito teve lá sua importância naquele tempo, mas apenas recentemente é que ganhou um pouco mais de valorização e é visto pela própria Lusa como um dos momentos mais marcantes de sua história quase centenária.
Neste fim de semana, a Portuguesa terá mais uma oportunidade de escrever uma página dourada. Se o adversário não é nenhum Real Madrid, uma vitória sobre o Caxias fará o clube conquistar uma inédita subida em campeonatos nacionais nos quase 99 anos de história lusitana. A bola rola às 15h para o confronto decisivo deste sábado, no Estádio Luso-Brasileiro.