Mesmo com a doída eliminação na Série D do Brasileiro, para o Caxias (RS), a Portuguesa não baixa a guarda na temporada. Afinal, nas quartas de final da Copa Rio, a Lusa precisa ser finalista para ter a chance de disputar novamente competições nacionais no próximo ano. E não será qualquer ocasião: o clube completará seu centenário em 2024 e pretende coroar a data com conquistas históricas.
Com a Copa Rio sendo seu único campeonato pela frente neste ano, a Portuguesa volta todas as suas atenções para os dois confrontos diante do Duque de Caxias, a partir deste meio de semana. O presidente do clube, Marcelo Barros, não se abate com a perda do acesso para a Série C do Brasileiro e mira objetivos altos para o clube da Ilha do Governador, já de olho no ano que vem:
— Espero que a gente reconquiste a vaga através dessa Copa Rio. Acredito no potencial do clube para ir se credenciando a cada ano. Igual ao Caxias, que bateu na trave quatro vezes. Vamos focar na Copa Rio, no Carioca de 2024, no centenário do clube e na construção do estádio. Acho que temos muito pela frente e estamos imbuídos de disputar tudo isso no ano que vem, e com êxito.
Marcelo também comentou sua tristeza pela eliminação no compromisso nacional. Para ele, a Lusa fez um jogo atípico diante dos gaúchos e não repetiu o futebol que jogou durante todo o campeonato. Apesar da decepção, ele garante que seguirá tentando buscar o objetivo que também escapou em 2022, quando a Portuguesa foi eliminada pelo Amazonas.
— Foi uma surpresa muito grande, aquele resultado. Conseguimos o mais difícil, que era o empate fora de casa. E, no nosso estádio, onde jogamos sempre muito bem, encontrarmos um Caxias retrancado e não conseguimos apresentar nem 30% do que vínhamos fazendo. Mas sempre falo que meu perfil não é de desistir: vou continuar tentando até conseguir. Um dia, vai acontecer. E espero que esteja próximo, porque já bateu na trave duas vezes — afirma o dirigente.
A Portuguesa enfrenta o Duque de Caxias, pelo primeiro jogo das quartas da Copa Rio, nesta quinta-feira (14), em Xerém. O duelo de volta, em casa, é no dia 21.
Eu levava fé no acesso da Portuguesa para serie C. Agora levo fé que tem time para ganhar essa copa rio sem muitas dificuldades e retornar pra série D em 2024.