Após as oitavas de final, oito clubes seguem na briga pelo título da Copa Rio e das vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D. Mas, destes, apenas dois times têm 100% de aproveitamento desde suas estreias, ainda na fase de pré-oitavas de final: Olaria e Serrano.
Até o momento, a melhor campanha pertence ao Olaria, vice-campeão da Série A2. O Azulão da Leopoldina venceu seus quatro jogos, eliminando Goytacaz e Audax, marcando sete gols e sofrendo dois. Já o Serrano ganhou todas as suas quatro partidas por 1 a 0, desclassificando Artsul e Boavista. Portanto, são quatro gols pró e nenhum contra.
Quem também ainda não foi vazado é o America, que despachou Belford Roxo e Resende. São três vitórias e um empate, com seis gols marcados ao todo. Dos oito clubes da Série A, só Portuguesa e Nova Iguaçu continuam na briga, mas o Orgulho da Baixada já está garantido na Série D do ano que vem.
O melhor ataque pertence ao Friburguense, que soma três vitórias e um empate, tendo eliminado Rio de Janeiro e Madureira. Foram incríveis 19 gols, além de dois sofridos, sendo o dono da maior goleada da Copa Rio em toda a história: 9 a 1, no jogo de volta da primeira fase, contra o Rio.
O Petrópolis também está invicto, mas com duas vitórias e dois empates. O time fez cinco gols e levou dois, desclassificando Pérolas Negras e Volta Redonda, os dois últimos campeões. Eliminada da Série D, a Portuguesa eliminou o Sampaio Corrêa com uma vitória e um empate, marcando três gols e sofrendo dois. A Lusa ficou com o título em 2000 e 2016.
Por sua vez, o Nova Iguaçu, campeão em 2008 e 2012, despachou o Americano na mesma situação: um empate e uma vitória, com três gols feitos e dois sofridos. A pior campanha dos oito pertence ao Duque de Caxias, vencedor em 2013. O Tricolor eliminou Macaé e Bangu, ganhando duas partidas e perdendo outras duas, com quatro gols pró e três contra.