Fora de uma competição nacional desde 2003, o Olaria pode estar perto de acabar com esta longa espera. Nas quartas de final da Copa Rio, fase em que irá enfrentar o Nova Iguaçu, o clube da Rua Bariri terá mais quatro jogos para alcançar a decisão e, assim, garantir um lugar na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileirão do ano que vem. Após a eliminação na Segundona do Estadual, em agosto, classificar a equipe à decisão do mata-mata virou questão de honra no Alvianil.
De fato, esta passou a ser a grande obsessão da diretoria olariense, sobretudo após o vice na Série A2. O diretor de futebol, Fernando Santos, reafirma que chegar à final é o objetivo a ser alcançado e que o planejamento, na verdade, foi voltado exatamente para cumprir esta meta, independentemente do destino no Estadual.
— Esta segunda competição do ano tem uma importância muito grande para nós, pois faz parte do planejamento para 2024 jogarmos uma competição nacional. Em anos anteriores, isto acontecia sempre aqui no Olaria. E, para isso, mantivemos 80% do nosso elenco em relação à Série A2, quando fomos vice-campeões. Agora, é mata-mata e temos pela frente um jogo difícil, contra o Nova Iguaçu. Mas nos preparamos muito bem e estamos confiantes para que possamos chegar até a decisão — diz Fernando.
O Olaria começa a enfrentar o Nova Iguaçu em casa, nesta quarta (13), com o duelo de volta acontecendo na semana seguinte, no Estádio Jânio Moraes. Anteriormente, o Azulão eliminou Goytacaz e Audax para chegar às quartas de final.