A cidade de Petrópolis terá, pela primeira vez, a oportunidade de ver um confronto entre duas equipes profissionais de sua terra na Copa Rio. A partir desta quinta-feira (14), Petrópolis e Serrano começam a decidir uma vaga nas semifinais do mata-mata. O confronto é inédito desde a mudança de nome e localidade do antigo Gonçalense para sua nova casa, na Cidade Imperial.
Embora o confronto já tenha acontecido outras oito vezes, quando o Petrópolis ainda respondia como Tricolor Metropolitano, a novidade do confronto já está mexendo com a cidade. Afinal, quem se classificar ficará a apenas 180 minutos de disputar uma competição nacional. Este feito, aliás, nunca foi atingido pelo Petrópolis, tampouco pelo Serrano.
Como é de se esperar, os dois confrontos acontecerão no mesmo estádio, o Atílio Marotti. O primeiro duelo é nesta quinta, com a partida de volta no próximo dia 20. A expectativa é de que torcedores do novo e do tradicional se juntem para acompanhar o sucesso do futebol petropolitano, dentro dos dois confrontos marcados.
Quem conseguir a classificação irá representar Petrópolis nas semifinais da Copa Rio, contra Duque de Caxias ou Portuguesa. Nunca um clube da cidade alcançou a decisão do campeonato. Antes do Petrópolis ser semifinalista em 2022, a melhor campanha de um petropolitano na Copa Rio tinha acontecido em 1997, com o sexto lugar do Cascatinha. Na altura, o Duque Caxiense foi o campeão.