Após duas derrotas nas duas primeiras rodadas do quadrangular de acesso da Série C do Campeonato Brasileiro, o Amazonas (AM), próximo adversário do Volta Redonda, anunciou a demissão do técnico Rafael Lacerda. E, logo depois, confirmou a contratação de Luizinho Vieira, que já chegou, se apresentou, conheceu o elenco e realizou um treino no Estádio Carlos Zamith, em Manaus.
Vice-campeão estadual com o Ypiranga (RS) nesta temporada, seu último clube foi o Confiança (SE), time que dirigiu nas últimas seis rodadas da primeira fase da competição. Luiz Henrique Vieira tem 51 anos e nasceu em Criciúma (SC). Junto com ele, chegaram o auxiliar técnico Alexandre Luz e o preparador físico César Augusto Carreira da Veiga, o Polaco.
Antes da primeira atividade, o grupo ficou reunido no centro do gramado, onde os dirigentes, acompanhados da nova comissão técnica, tiveram uma conversa com todo o elenco – em tom elevado e de cobrança – por aproximadamente uma hora. Mas o primeiro contato de Luizinho com o grupo foi bastante descontraído. Após trabalhar aspectos táticos e técnicos do time, o treinador atendeu à imprensa no final da atividade e prometeu um time ofensivo contra o Voltaço:
— Temos um jogo decisivo, uma vitória nos deixa vivos na competição e os atletas sabem disso. Tem que atacar o adversário e já adianto, não é prepotência, é a necessidade de atacar. Passa pelo modelo de jogo de ser agressivo, jogar no campo do adversário. E é só isso que vai nos conduzir à vitória e disso não vou abrir mão, vou ser o chato da história. Não tenha dúvida que a equipe vai estar entendendo o jeito que o adversário vai jogar.