O Volta Redonda está fazendo, na Série C do Brasileirão, jus a seu apelido. A equipe dará quase meia volta ao mundo apenas durante a segunda fase da competição, com mais de 15 mil quilômetros percorridos apenas para disputar suas seis partidas nesta etapa, que vale o acesso para a Série B do ano que vem. O Voltaço é o time que mais irá viajar nesta etapa da competição.
Serão, ao todo, 15.260 km percorridos, entre avião e ônibus. Com jogos dentro e fora de casa, o Volta Redonda terá viajado, ao fim das seis rodadas, mais que qualquer outra equipe desta etapa da Série C. Adversário de Paysandu (PA), Amazonas e Botafogo (PB), o Voltaço passa pelas capitais mais afastadas da competição: Belém, Manaus e João Pessoa.
Além das grandes viagens interestaduais, o Volta Redonda já tem a obrigação de deslocar-se de sua cidade até o Rio de Janeiro, um trajeto de cerca de uma hora e meia de ônibus. Afinal, é apenas na capital fluminense que a equipe pode pegar aviões para cruzar o país. Isto tem obrigado o clube a viajar com muita antecedência para os jogos, como o deste sábado (16), contra o Amazonas. A delegação deixou o Rio ainda na quarta-feira à noite.
— Desde que a tabela saiu, já tínhamos identificado que a nossa logística seria complicada e que viajaríamos muito. Estamos tentando amenizar isso ao máximo para jogadores e comissão técnica. Contra o Paysandu, viajamos em uma quarta-feira, mesmo o jogo sendo no domingo. Gastamos quase R$ 50 mil só para esta ida a Belém, é um custo que o clube está arcando. O que temos feito é viajar o quanto antes, escolher um dia da semana que impacte menos a questão fisiológica — revela o vice de futebol, Flávio Horta Júnior, prosseguindo:
— Trocamos até o hotel em Belém porque aonde ficamos no jogo contra o Remo não nos atendeu muito bem na parte da alimentação. Desta vez, escolhemos um hotel maior. Em Manaus, conseguimos ficar no mesmo do jogo da primeira fase. Estamos escolhendo voos diretos, também, trocamos inclusive um voo em uma dessas idas. Tudo para atender os jogadores para que descansem e se recuperem.
O Voltaço encara o Manaus neste sábado, na Arena da Amazônia, às 18h.