Uma das semifinais da Copa Rio já está definida: America e Olaria jogarão por uma vaga na decisão da competição eliminatória, após empatarem seus jogos nesta quarta-feira (20). Enquanto os rubros não saíram do zero diante do Friburguense, os olarienses voltaram de Nova Iguaçu com o 2 a 2. E o clássico será quentíssimo, já que o vencedor irá conseguir o sonhado objetivo de voltar às competições nacionais após um longo jejum.
O America não chegava a uma semifinal de Copa Rio desde 1994. Muito da ausência em competições nacionais se deve aos fracassos do clube em edições recentes, mas o momento atual é bem positivo. Invicto no mata-mata deste ano, o Mecão não sofre gols há seis partidas e sonha em retornar a um torneio nacional. A última foi em 2010, quando disputou a Série D do Campeonato Brasileiro.
Por sua vez, o Olaria vive um jejum desde 2003, quando jogou a Série C. Desde então, viveu maus momentos e chegou a ser rebaixado para a terceira divisão estadual. Mas uma recuperação de destaque nos últimos três anos reergueu o clube da Zona Norte, que ganhou a Terceirona e foi vice da Segundona em dois anos seguidos. Agora, o raro sucesso na Copa Rio pode coroar esta retomada.
A FFERJ ainda não definiu os detalhes da tabela, mas a tendência é que o primeiro jogo da semifinal aconteça no Giulite Coutinho, no dia 27. A partida de volta, portanto, seria na Rua Bariri, em 4 de outubro. Neste ano, as equipes já se enfrentaram: pela Segundona, a vitória foi do Olaria, por 1 a 0. O Serrano espera Portuguesa ou Duque de Caxias, na outra semifinal.