Ao eliminar o Friburguense, o America avançou à fase semifinal da Copa Rio, voltando a ficar entre os quatro melhores em uma edição da competição estadual pela segunda vez em sua história. A outra foi em 1994. Portanto, os rubros conseguem sua melhor campanha na competição após 29 anos.
Naquele ano de 1994, realizava-se a quarta edição do torneio e havia divisão entre os clubes da capital e do interior. No Grupo 2 da Capital, o America estreou perdendo para o Olaria, por 1 a 0. Na sequência, como mandante, ficou no 0 a 0 contra a Portuguesa e venceu São Cristóvão, por 2 a 0, e Olaria, por 3 a 1. Depois, como visitante, bateu a Portuguesa e o São Cristóvão, ambos por 1 a 0.
Assim, o Mecão terminou na liderança, com nove pontos ganhos, seguido por Olaria (sete), Portuguesa (cinco) e São Cristóvão (três pontos somados). Nas quartas de final, encarou o Vasco: após empate por 2 a 2 na ida, avançou para as semifinais por desistência do Gigante da Colina. Na semifinal, venceu o Flamengo por 2 a 1, como mandante, depois perdeu por 3 a 2, fora, mas ganhou por 1 a 0 na prorrogação.
Na final da Capital, em jogo único, o time rubro foi goleado pelo Fluminense por 4 a 1. Assim, precisou na semifinal geral, encarar o vencedor do Interior, o Volta Redonda. No primeiro jogo, perdeu no Caio Martins por 3 a 1, vencendo depois por 1 a 0, no Raulino de Oliveira. Neste jogo, porém, acabou perdendo na prorrogação por 2 a 1 para o Tricolor de Aço, que viria a sagrar-se campeão.
Grandes tempos em que o America ainda conseguia lutar por alguma coisa e pelo menos estava sempre na primeira divisão do Rio. Tomara que agora o Mecão consiga ir mais longe e finalmente disputar a final da Copa Rio. Vamos, Mecão, lutar pelo título.