Licenciado do futebol profissional desde 2019, o Itaboraí está costurando um retorno para a próxima temporada. O clube está sob nova direção e tem Luiz Carlos Raimundo, o Ludo, como seu novo presidente. Ele assumiu o comando em julho, após a saída de Júnior Cardozo, que vinha à frente da ADI nos últimos nove anos. Ludo foi presidente e gestor do Juventus entre 2017 e 2021.
Luiz Carlos Raimundo encabeça uma diretoria que tem Odair Leal como vice-presidente e que herda uma dívida estimada em pelo menos R$ 200 mil. O contrato firmado tem validade de quatro anos. Ludo terá, na próxima terça-feira (3), uma reunião com Fabão, ex-jogador do clube e que hoje é secretário de esportes de Itaboraí, para tentar viabilizar o retorno na Série C do Carioca do ano que vem.
— A princípio, o clube está enterrado em dívidas trabalhistas e com a Federação. Teremos uma reunião com o secretário de esportes na semana que vem e iremos pedir para ter um licenciamento até 5 de janeiro. A dívida é alta, é um clube que vinha parado há quatro anos. É preciso pagar o alvará da FFERJ, além de muitas outras questões — afirma Ludo, em contato com o ACESSO CARIOCA.
A intenção da diretoria é manter todas as ações do clube na cidade de Itaboraí, especialmente para que o clube mande seus jogos no Estádio Alziro de Almeida, o Alzirão. A torcida Legião Azul, organizada mais ativa da ADI, pretende encontrar-se com Ludo e sua diretoria na próxima segunda-feira. A intenção é estreitar os laços com a nova cúpula do clube e buscar novidades sobre a atual situação.
Fundada em 1976, a Associação Desportiva Itaboraí disputou seus primeiros campeonatos profissionais no começo da década de 1980. Depois disso, afastou-se das competições oficiais até a década seguinte, também ficando pouco tempo. O retorno para valer veio em 2014, com o título da Terceirona no ano posterior. A Águia jogou a Segundona em quatro temporadas, foi vice-campeã da Copa Rio (2018) e ainda jogou a Série D do Brasileirão (2019).