Já sem Paraíba do Sul, que não entrou em campo uma vez sequer, e Mesquita, que havia disputado as quatro primeiras rodadas, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), através da RESOLUÇÃO DA DIRETORIA, números 37, 38 e 39, anunciou a exclusão de mais dois participantes do Campeonato Carioca Sub-17 da Série C.
De acordo com o documento e com o regulamento da competição, a suspensão por duas rodadas consecutivas ou três alternadas ensejará a exclusão automática do clube do campeonato na forma do artigo 17, IV do REC (Regulamento Específico da Competição), sendo esta conduta caracterizada como abandono na forma do artigo 11, §6º, do RGC (Regulamento Geral de Competições).
Com isso, São José e Brasileirinho, além de excluídos da competição, em razão do disposto no artigo 11, §3º e §8º, alínea “c”, do RGC, ainda receberam uma multa no valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) em razão do abandono.
Assim, a quatro rodadas do fim da primeira fase, o campeonato, que começou com 22 clubes, tem agora 18. Curiosamente todos os quatro excluídos formavam parte do Grupo B, que fica com sete equipes na briga por quatro vagas nas quartas de final. Pior para o São José, que havia começado bem e estava na quarta posição.