Com a vitória do Amazonas sobre o Paysandu, por 2 a 1, neste domingo (1), uma vitória simples não irá bastar para o Volta Redonda subir para a Série B do Campeonato Brasileiro, no próximo fim de semana. Embora derrota ou empate sejam sinônimos de eliminação, não é qualquer triunfo contra os paraenses que fará o Esquadrão de Aço subir. Por isso, será importante vencer, torcer e ficar de calculadora na mão.
Atualmente com sete pontos, o Volta Redonda irá aos mesmos dez que tem o Paysandu, caso saia vencedor. Porém, a equipe do Sul Fluminense tem um saldo de gols inferior ao do Papão: enquanto o Voltaço tem -2, o Paysandu conta atualmente com +2. Por isso, uma vitória por dois gols de diferença é fundamental para alcançar o adversário. Mas é justamente aí que começam os cálculos, que podem ser ainda mais complicados, a depender do outro jogo da rodada.
Em Manaus, o Amazonas vai enfrentar o já eliminado Botafogo (PB). Se perder, abre o caminho para o Voltaço subir com uma vitória por qualquer placar. Mas, se vencer, chega aos 12 pontos e obriga o Voltaço a fazer o resultado diante do Paysandu. Vencendo por dois gols de diferença, o Volta Redonda empata com os paraenses em pontos, saldo de gols e gols marcados. Assim, o desempate iria para o confronto direto. Nele, a vantagem seria do time do Sul Fluminense, que empatou em Belém e, com a vitória em casa, ficaria com a vaga, neste caso.
Mas, e se o Amazonas empatar? Aí, o cálculo fica complexo de vez. Neste caso, o time de Manaus chegaria a dez pontos. Se o Voltaço ganhar, haverá um empate triplo. O Amazonas garantiria o acesso por ter um saldo de +3, certamente maior que pelo menos um dos dois adversários. Mas, para a definição do outro promovido, há um detalhe. O regulamento do campeonato diz que, caso haja um empate em pontos entre mais de dois times, o confronto direto não é considerado. Assim, se houver empate em saldo de gols e gols pró, é o número de cartões vermelhos que desempata a questão.
Ou seja: se o Voltaço vencer o Paysandu por dois gols de vantagem, combinado com um empate do Amazonas, só irá subir se tiver menos cartões vermelhos que o Papão. No momento, é a vantagem é do Tricolor de Aço, com duas expulsões, contra três dos adversários. Assim, o triunfo por dois gols só teria efeito caso nenhum cartão vermelho seja mostrado para o time da casa.
Se, neste caso, houvesse um expulso do Voltaço, contra nenhum do Paysandu, o empate nos vermelhos levaria a definição para os cartões amarelos. Nestes, o Voltaço é menos disciplinado, com 16 cartões a 13. Obviamente, este número deve ir mudando à medida em que o jogo acontece. Por isso mesmo, a necessidade de estar sempre com a calculadora na mão em todos os momentos ganha um sentido que vai além do figurado.
Em suma: o único resultado que faz o Voltaço não depender de mais ninguém para conseguir o acesso é uma vitória por três ou mais gols de diferença. A missão parece difícil, mas a matemática da bola permite sonhar com tudo. Agora, está nas mãos e nos pés do Esquadrão de Aço.
Que complicação tão grande pra se definir os classificados pra série B….