
Olaria x America (FOTO: Vinícius Gentil/Olaria AC)
Na tarde desta quarta-feira (4), Olaria e America empataram em 1 a 1, na Rua Bariri, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Rio. Com o resultado, o Azulão garantiu sua classificação para a decisão do campeonato, já que venceu a primeira partida por 2 a 1. A vaga também garante o Alvianil em competições nacionais no ano que vem, o que não acontecia desde 2003.

A partida começou com o Olaria, apesar da vantagem trazida do primeiro jogo, procurando mais o ataque. Aos 12 minutos, num chute de longe, o goleiro americano Fernando deu rebote e Xandinho se antecipou; com o pé, o arqueiro tentou chegar antes, mas cometeu pênalti. Na cobrança, Léo Pimenta bateu bem e fez 1 a 0. O time da casa dava um passo importante para chegar à final.
Mas o jogo ainda não estava decidido. O America foi para cima e buscou oportunidades para o empate, mas o gol só foi sair mesmo a poucos minutos do intervalo. Em falta na entrada da área, Guilherme bateu bem, mas rasteiro, no canto do goleiro e empatou. No lance seguinte, Xandinho quase desempatou, em chute perigoso e que saiu por cima da trave. No fim, os americanos pediram a expulsão de Thales, por falta dura sobre Andrey, mas o juiz só deu o amarelo.
No segundo tempo, o jogo seguiu aberto, mas com o America buscando a virada a todo custo, já que só ela manteria as chances da equipe. Mas a maioria das jogadas era em bolas alçadas na área, enquanto o Olaria tentava matar o jogo nos contra-ataques. Num deles, Vitinho saiu frente a frente com o goleiro Fernando, mas chutou por cima. Numa das últimas chances, o America queria pênalti sobre Felipe Dias, mas a arbitragem nada marcou.
No apito final, a festa foi do Olaria, pela classificação histórica. Aos americanos, restou a tristeza e também o protesto pelos alegados erros da arbitragem. É o fim da temporada para os rubros, enquanto os olarienses têm ainda dois jogos para faturar um título estadual, contra Portuguesa ou Serrano.
Parabéns ao America Futebol Clube, pela sua bela campanha na Copa Rio depois de muitos e muitos anos. Essa semifinal já enche de esperança o torcedor americano. Já é possível vislumbrar um futuro mais promissor. Parabéns ao elenco do time rubro, semifinalista da Copa Rio 2023. Por sua garra e dedicação, o America esteve perto de voltar a disputar uma competição nacional. Um grupo que se mostrou unido durante toda a competição, e chegou na semifinal contra todos os prognósticos. E parabéns também ao torcedor americano, sobretudo aos que estiveram presentes aos jogos, se deslocando inclusive para outras cidades para acompanhar o rubro de perto, incluindo este que aqui escreve. Um novo cenário começa a se desenhar para o America Futebol Clube. Um novo tempo se aproxima; um tempo de vitórias, conquistas, novas histórias. O clube, pouco a pouco se reformula; na sua estrutura, no seu comando e em tudo que for necessário para reerguer o time sete vezes campeão estadual. Eu acredito que tudo vai correr bem pro America em 2024 e que o time vai novamente lutar pelo título da Copa Rio, além de subir pra primeira divisão em 2025. Confiança no futuro e sucesso!!!